10 dicas úteis para aposentados que querem voltar a trabalhar

Empreendedorismo

Atualmente a maioria dos aposentados não pensa em parar de trabalhar. Seja por ainda sentirem que podem dar sua contribuição para a sociedade, ou por causa dos baixos valores da aposentadoria.

Seja como for, são muitas as dúvidas a respeito do retorno ao mercado de trabalho para estes profissionais. Acompanhe as nossas dicas para garantir um retorno bem sucedido.

1. Procure se atualizar

Com a velocidade em que as mudanças ocorrem atualmente, sempre é uma boa opção buscar cursos e treinamentos para se atualizar. Seja em novas técnicas e métodos do seu segmento ou na área do empreendedorismo.

Hoje é relativamente fácil encontrar bons cursos inteiramente online. O ensino à distância cresceu exponencialmente nos últimos anos, impedindo que falta de tempo seja uma desculpa para não estudar.

2. Preste serviços de consultoria

Se tornar um consultor pode ser um passo natural na carreira
Se tornar um consultor pode ser um passo natural na carreira

O mercado tem a expectativa que os profissionais mais experientes prestem serviços de consultoria. Estes profissionais podem preencher lacunas dentro de empresas com o perfil mais jovem, atuando como seniores.

Neste caso, pode ser necessário abrir uma empresa para prestar este tipo de serviço. Antes de avançar com esta ideia, avalie a viabilidade financeira . Procure por ajuda em um dos balcões do SEBRAE mais perto de você.

3. Avalie trabalhar por projetos

Uma maneira de facilitar o seu reingresso no mercado é através dos trabalhos por projetos. Pela própria natureza deste tipo de trabalho, são esforços com data de início e término bem definidas.

Se você sempre trabalhou com um contrato de trabalho, pode ser o momento de redefinir seus objetivos. Se você atuava na área de recursos humanos, pode contribuir com um recrutamento e seleção pontual para alguma empresa, por exemplo.

4. Torne-se um empreendedor

Para quem nunca foi dono de um negócio, esta pode ser a oportunidade de iniciar seu primeiro negócio. A sua experiência adquirida durante sua trajetória profissional, pode servir de base para a abertura de um empreendimento.

De forma alternativa, também é possível explorar outros dons que não foram desenvolvidos durante a vida profissional. Se você possui habilidades culinárias pode criar um pequeno negócio de venda de alimentos caseiros.

5. Faça traduções

Para quem domina outro idioma, pode se oferecer para prestar o serviço de traduções. Esta é uma área muito ampla, sendo necessária em sites, blogs, manuais de instruções de produtos, entre outros.

Os sites voltados para o freelancer, podem ser o melhor local para divulgar este tipo de serviço. Você também pode criar gratuitamente uma página nas redes sociais para alcançar mais pessoas.

6. Atue na produção de conteúdo

Para aqueles que possuem habilidades na escrita, podem se oferecer para trabalhar como produtores de conteúdo de sites especializados. A sua experiência em uma determinada área pode ser muito valorizada.

É necessário entender das regras de otimização de conteúdo para internet (SEO). Procure por cursos online para se atualizar neste assunto específico. Depois ofereça seus serviços nos sites de vagas para freelancers.

7. Trabalhe como motorista de aplicativo

Os aplicativos de transporte geram trabalho e renda extra, sendo uma boa opção para o aposentado
Os aplicativos de transporte geram trabalho e renda extra, sendo uma boa opção para o aposentado

Os aplicativos de transporte continuam a crescer, sendo responsáveis por gerar trabalho e renda extra para muita gente. A pioneira Uber ainda lidera o mercado que está cada vez mais disputado e aquecido.

Se tem gosto pela condução e facilidade de relacionamento interpessoal, esta pode ser uma ótima opção. informe-se nos sites dos principais aplicativos e procure pelo escritório mais próximo para providenciar o seu cadastro.

8. Alugue seu espaço

Alugar um espaço na sua residência pode gerar uma renda extra
Alugar um espaço na sua residência pode gerar uma renda extra

Outra forma de conseguir uma renda extra, está na disponibilização de um espaço na sua residência para turistas. Se você tem um quarto disponível em sua casa, esta pode ser uma opção para garantir uma renda extra.

Atualmente existem aplicativos que realizam a gestão da relação entre quem disponibiliza o espaço e o interessado. O AirBnb é a líder mundial do mercado oferecendo o serviço para as pessoas anunciarem e reservarem os espaços.

9. Faça marketing multinível

O marketing multinível pode ser uma opção para complementar a renda do aposentado. Neste modelo de negócio, é possível obter ganhos organizando uma rede de distribuidores independentes de alguns produtos.

É preciso ter muito cuidado apenas com as empresas que funcionam no modelo de pirâmide. Fique atento se a empresa oferece treinamento gratuito e se a única fonte de renda é o recrutamento de novos distribuidores.

10. Procure por trabalhos sazonais

O mercado de trabalho sempre oferece vagas de acordo com as datas festivas. Esta pode ser uma boa oportunidade de ganhar algum dinheiro extra. Utilize as suas competências e experiência para conquistar uma vaga deste gênero.

Durante o Natal e outras datas festivas, as lojas dos shoppings oferecem muitas vagas temporárias. Procure se candidatar para empresas que valorizem a experiência e a capacidade de assumir responsabilidades.

Onde encontrar cursos para a atualização?

Para ajudar na atualização do profissional aposentado, destacamos algumas plataformas de cursos à distância. Assim, a falta de conhecimento em um determinado assunto não será mais desculpa para voltar a trabalhar.

Quais as empresas que contratam aposentados?

Segundo dados do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, algumas empresas já começam a se adequar ao envelhecimento da população brasileira.

Dotz

Empresa que promove programas de fidelização em lojas físicas e virtuais. Possui parcerias com bancos e cartões de crédito.

GPA – Grupo Pão de Açúcar

Rede de supermercados pioneira no lançamento de serviços inovadores no varejo, como o programa de relacionamento com o cliente.

Telehelp

Empresa especializada em oferecer teleassistencia aos idosos, aumentando a segurança, dentro e fora de casa.

Grupo Cencosud

Um dos principais grupos varejistas da América Latina. Com mais de 30 anos de atuação no mercado.

Grupo DPSP

Formado pela fusão das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, o grupo é um dos principais no varejo farmacêutico do Brasil.

 

Até o próximo artigo

 

Curte e comenta
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *