ABF: Selo de Excelência em Franchising registra recorde de franquias chanceladas em 2022

ABF: Selo de Excelência em Franchising registra recorde de franquias chanceladas em 2022

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia a execução integral do Selo de Excelência em Franchising (SEF), chancela existente há 31 anos que reconhece as melhores redes de franquia, a partir da avaliação dos próprios franqueados. Neste ano, foram 305 redes inscritas e 84% conquistaram a chancela (257). Das inscritas, 59 empresas eram estreantes. Para efeito de comparação, na edição de 2020, a última divulgada (em ano sem evento), foram 300 participantes e 68% chancelados.

Franquias: empreendedor interessado deve procurar franqueados para saber se os números apresentados são reais; franquias baratas; franquias lucrativas; contas; contabilidade; empreendedor (Foto: GettyImages)

Franquias: número de chancelados com Selo de Excelência, da ABF, bateu recorde em 2022 (Foto: GettyImages)

A cerimônia de entrega do Selo e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2022 será realizada no dia 29 de abril, às 19h, no WTC Hall, em São Paulo.

As marcas inscritas no prêmio são submetidas à avaliação dos franqueados nos seguintes quesitos: apoio fornecido pela marca, processo de seleção do franqueado, cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento, entre outros itens. As entrevistas são realizadas pela Nielsen.

“A chancela da ABF evidencia ainda mais as redes que se destacaram pelas melhores práticas do setor, na máxima valorização do relacionamento com seus franqueados, e no enfrentamento deste período de pandemia”, afirma Bruno Arena, presidente da comissão de ética da entidade, responsável pelo SEF.

A ABF diz que revisitou alguns pontos da pesquisa para ponderar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre os negócios. Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados para diminuir a relevância dos impactos dos cenários Global e Econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances Operacional e de Relacionamento com o franqueado. Segmentos mais prejudicados também foram observados criteriosamente.

 

 

A entidade ainda revelou que entre as áreas com melhores avaliações pelos franqueados na pesquisa estão os blocos de performances de Relacionamento e Global. A Performance Econômica obteve as notas mais baixas — este resultado foi atribuído aos efeitos da pandemia. “Vimos neste período tão desafiador como as franqueadoras ressignificaram seus negócios, avançaram na transformação digital, intensificaram seu relacionamento com os franqueados, entre outras ações”, diz o presidente da ABF, André Friedheim.

A avaliação do SEF é dividida em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo cinco franqueados, dez unidades e dois anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e cinco anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos dez anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

Confira as marcas chanceladas em 2022:

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Quer falar comigo?
Olá visitante.
Fico feliz com seu contato.
Falo com vc em alguns minutos, ok.
Enquanto isso continue sua visita ao nosso site.
Vc é muito bem vindo.