Conheça os melhores aplicativos para quem trabalha como freelancer

Conheça os melhores aplicativos para quem trabalha como freelancer

Como freelancer, você explora plataformas e aplicativos para um bom suporte? Afinal, ultimamente, o modelo de freelancer ganhou muita visibilidade. Mas você sabia que a etimologia do seu nome tem origem lá nos tempos medievais?

A origem do termo ocorreu porque, na época, quando um cavaleiro era livre e possuía lança, ele poderia oferecer esse serviço para qualquer pessoa disposta a pagar. Assim, a “lança livre”, em inglês, significa freelancer.

Com o tempo, foi naturalizado o termo freelancer para qualquer tipo de trabalho autônomo. Entretanto, como o próprio nome afirma, o trabalho freelancer indica que você é o seu próprio chefe.

E, por isso, o início da jornada de um profissional independente pode ter algumas dificuldades.

Como se organizar, como manter um bom controle de gastos, como guardar documentação e informações importantes, como organizar suas tarefas, como manter um bom ritmo de produtividade… afinal, é uma jornada em que você é o protagonista, mas ela não precisa ser solitária.

Inclusive, o avanço tecnológico permitiu um grande suporte técnico para essa modalidade de profissão. Com as plataformas, aplicativos e sites dos dias de hoje, a vida do freelancer pode ser super descomplicada.

Assim, se você é freelancer e está com dificuldade em algumas coisas, a gente te ajuda!

 

 

Confira os melhores aplicativos que um freelancer deve ter em seu celular.

Como os aplicativos podem ajudar no dia a dia

Em uma jornada independente, é importante você reconhecer que haverá apenas uma pessoa responsável por tudo: você.

Enquanto, como CLT, você terá um expediente, ponto para bater, salário fixo, como freelancer, você decide seu horário de trabalho, sua quantidade de projetos e seus horários de descanso.

Mas não só isso! Relacionamento com o cliente, execução do serviço, controle das finanças, fechamento de negócio, organização da rotina, quantidade de demandas, jornada de trabalho, horário de descanso… todas essas decisões serão suas e influenciarão no seu rendimento mensal.

 

 

Mas isso não é, necessariamente, algo ruim! Afinal, essa característica permite mais liberdade, flexibilidade e autonomia para o trabalho.

Porém, nesse processo, é essencial que você tenha uma boa organização, planejamento e estratégia. Seja no financeiro, na sua rotina ou no que for. E, como já dito antes, esses processos não precisam ser complicados.

Com a utilização de certos aplicativos, diversos processos e organizações podem ser otimizados, facilitando sua vida.

Por isso, confira os aplicativos necessários para trabalhar como freelancer.

Quais aplicativos ter?

Então, agora que você já sabe porque é tão importante fazer o uso desses recursos, a pergunta que fica é: mas qual aplicativo devo usar?

A gente te ajuda! Alguns deles vão depender do seu objetivo com o aplicativo, por isso, há algumas frentes que podemos focar, como:

  • Gestão de tarefas e produtividade;
  • Armazenamento;
  • Organização;
  • Gestão financeira.

Confira agora os ícones que devem estar na tela inicial do ser celular:

#1 – Gestão de tarefas e produtividade

Como um freelancer, você terá diferentes projetos para balancear, certo? Por isso, a gestão de tarefas e a produtividade são essenciais nesse processo.

A partir dessas habilidades, você consegue organizar sua rotina estrategicamente, deixando demandas saudáveis e cumprindo prazos.

Existem alguns aplicativos que vão te ajudar nesse processo.

Todoist

Todoist é um aplicativo gratuito de organização de tarefas, que pode ser utilizado de forma compartilhada, com lista de tarefas e arquivos na nuvem. Nele, é possível separar as demandas por quadros, categorias e etiquetas. Além disso, a versão paga oferece outros benefícios.

Evernote

Como o próprio nome indica, o Evernote é um grande bloco de notas. Nele, é possível fazer diferentes tipos de anotações, seja com texto, imagem, arquivos ou links. O Evernote possui plano gratuito.

 

Wunderlist

Feito para o gerenciamento de tarefas, o Wunderlist guarda suas informações na nuvem. Nele, você pode criar listas de tarefas e ativar as notificações para ser lembrado dos seus prazos.

#2 – Armazenamento

Ao trabalhar e fechar projetos, existem muitos documentos que você deve guardar. Desde o contrato até a apresentação em PPT que você fará aos seus clientes.

Todos esses arquivos possuem um tamanho e, aos poucos, consomem a memória do local que está armazenando. Algumas pessoas optam por guardar esses documentos no próprio computador ou pen drive.

Entretanto, existem formas mais seguras de guardar esses documentos, ou seja, na nuvem. Com o armazenamento na nuvem, você é capaz de acessar os documentos a partir de qualquer dispositivo, basta ter o login e a senha da conta.

E existem aplicativos que você pode fazer isso.

 

Google Drive

É uma plataforma de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos. No Google Drive, é possível guardar diferentes tipos de arquivos: PDF, Word, PowerPoint, vídeos, músicas, fotos.

Além disso, ainda é possível criar novos documentos dentro do aplicativo, incluindo formulários. Possui uso gratuito com um limite de armazenamento, tendo a opção de comprar mais memória.

Dropbox

Com um acesso gratuito, o Dropbox é um aplicativo para armazenamento e utilização de documentos compartilhados. Com seu acesso, login e senha, é possível acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo.

#3 – Organização

A organização é uma base, né? Com ela, é possível montar um bom planejamento com um olhar sempre estratégico.

Por isso, na execução de um projeto, é importante ter um local em que você possa organizar toda a trajetória do processo.

Para isso, existem aplicativos perfeitos.

 

Trello

Plataforma para organização de projetos, no Trello é possível criar diferentes tipos de quadros. Nele, você pode adicionar diferentes listas, cartões, etiquetas, prazos, checklists, capas, e etc.

Há diversas funcionalidades para facilitar o seu trabalho. Sua versão gratuita abrange muitas funções, mas ainda há planos pagos que otimizam o processo.

Asana

Plataforma parecida com o Trello, o Asana também possui a funcionalidade de colunas, listas, quadros, checklists, etiquetas, tags de prioridade. Nele, é possível atribuir cada tarefa e sub-tarefa a diferentes pessoas com diferentes prazos. Possui diferentes planos, tanto pagos quanto gratuitos.

Notion

Plataforma conhecida como uma das mais completas do mercado. O Notion é gratuito e pode ser utilizado com diferentes objetivos. É um bloco de notas, local de armazenamento de dados e informações, calendário, tabela, quadros, lembretes, cadernos.

 

#4 – Gestão financeira

Para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar de dinheiro, né?

Antes de se tornar um freelancer, um dos medos mais comuns é a instabilidade financeira. Entretanto, o segredo está na gestão financeira.

Como profissional independente, é essencial que você entenda um pouco sobre planejamento financeiro. Mas, mais importante que isso, você deve acompanhar os seus gastos e ganhos.

Nada melhor do que um aplicativo que te ajude.

Mobills

Plataforma de organização e controle financeiro, possui versão gratuita e paga, a partir de R$ 8 mensais. Nesse gerenciador, você pode colocar suas despesas, receitas, ganhos, contas bancárias e até mesmo manter o controle do seu cartão de crédito.

Mobills é muito popular, tendo em vista que permite que o usuário classifique suas despesas em categorias. Assim, a plataforma apresenta gráficos que facilitam o entendimento e visualização para saber o que está gastando muito e pouco.

 

Organizze Finanças

Aplicativo que traz facilidade e praticidade para a sua vida, o Organizze possui uma versão gratuita completa. Nela, é possível inserir seus gastos e dividi-los em categorias e subcategorias.

Sua versão paga permite sincronização de contas de cartão de crédito, realização de transferências, anexo de comprovantes de pagamento, etc.

Ao longo do texto, você pode ver uma lista de aplicativos que podem te ajudar. É importante ter paciência, baixar alguns e ir testando. Aos poucos, você descobrirá o que mais funciona para você e, quando perceber, seu rendimento estará lá em cima.

 

Como conseguir trabalho de freelancer por aplicativo

Afinal, falamos de organização, finanças, projetos, tarefas, mas não falamos de uma coisa importantíssima: os clientes!

Sem eles, você não estaria aqui, não é mesmo? Mas não se preocupa, pois tem como você conseguir clientes na palma da sua mão também.

Somos o GetNinjas, uma plataforma de conexão entre quem precisa e quem sabe fazer. Colocamos a nossa missão em prática sendo a primeira opção na mente dos nossos clientes e a principal fonte de renda dos trabalhadores autônomos.

Você também pode ser um empreendedor. Com o aplicativo GetNinjas, você consegue adquirir novos clientes pelo seu celular.

Plataforma disponível para sistemas Android e iOS.

Faça parte de uma comunidade empreendedora e de sucesso.

Pronto para otimizar o seu trabalho freelancer com esses aplicativos?

Agora que você já conferiu todos os aplicativos que um freelancer precisa ter em seu celular, aposto que está ansioso para testar cada um. Na sua rotina de trabalho, vai ter muito tempo para explorar cada plataforma.

Por isso, escolha algumas aos poucos e vá testando no seu trabalho. As que melhore foram funcionando, mantenha em seu celular.

Entretanto, é importante você escolher um aplicativo para cada categoria. Afinal, gestão de tarefas, armazenamento, organização de projetos e gestão financeira são os 4 pilares para uma melhor performance.

Além disso, conte com o GetNinjas para mais dicas e clientes. Existimos desde 2011 e contamos com mais de 500 serviços ofertados. Queremos desenvolver o profissional e suas habilidades.

Conheça nossa plataforma, explore os aplicativos para freelancers e venha ser um empreendedor ninja.

Conquiste clientes pelo seu celular

 

Fonte: Metrópolis

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Quer falar comigo?
Olá visitante.
Fico feliz com seu contato.
Falo com vc em alguns minutos, ok.
Enquanto isso continue sua visita ao nosso site.
Vc é muito bem vindo.