Rede de empreendedorismo apoia universitários a abrir o próprio negócio

Rede de empreendedorismo apoia universitários a abrir o próprio negócio

Rede de Ligas de Empreendedorismo oferece suporte aos jovens empreendedores, além de aproximar aqueles que têm interesses em comum.

Uma comunidade lançada por estudantes apoia a criação de pequenos negócios no Brasil inteiro. A iniciativa é chamada de Rede de Ligas de Empreendedorismo.

Uma pesquisa feita por uma plataforma digital de apoio ao empreendedor mostra que 60% dos jovens brasileiros querem ter o próprio negócio.

O empresário Guilherme Kodja criou uma loja virtual de móveis enquanto cursava administração, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele contou com apoio de mentores da Liga de Empreendedorismo da faculdade.

“Antes eu acreditava que a principal coisa pra uma empresa era o produto, e hoje eu vejo que são as pessoas, e eu prendi isso por meio da liga. Eu espero ser um velhinho, olhando pra trás, 70 anos de empresa e, se Deus quiser, a maior do mundo”, disse.

A Liga de Empreendedorismo tem o objetivo de preparar jovens universitários para os negócios. É um espaço para troca de informações, workshops, criação de uma rede de contatos, focado na formação de empreendedores.

Existem cerca de 100 ligas empreendedoras em diversas universidades brasileiras. E para ampliar esse movimento foi criada uma rede de ligas.

O estudante de economia Fernando Guerreiros é o fundador da Liga da Universidade Federal de São Carlos. O universitário observou que em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, é comum a comunicação entre ligas de diferentes instituições. Foi daí que ele teve a ideia de formar uma rede no Brasil.

“É importante ter essa conexão por vários fatores. Um deles é a diversidade de regiões, de aprendizados, e também para essas ligas trocarem conhecimento entre elas”, apontou Fernando.

Atualmente, 950 estudantes participam da rede. A estudante Sabrina Baldo estuda administração e faz parte da organização da Liga da FGV.

“Só de você conversar com uma pessoa e contar sobre o seu projeto ela sempre vai ter alguém para te conectar ou então para aumentar o impacto da sua empresa. A gente já fez vários eventos com outras ligas, o alcance é maior. Então, dá para sentir isso na pele todos os dias”, contou a estudante

Um dos trabalhos da Liga é aproximar jovens empreendedores com interesses em comum. Guilherme e Rodrigo se conheceram por indicação de um mentor.

“E ele conseguiu fazer as pontas ali, né, de juntar o Guilherme, que tava na busca um sócio, e eu, que tava na busca do meu próprio sonho, de começar a empreender também.”

Guilherme, que em 2021 lançou a loja virtual de móveis e realizou o sonho de empreender, atualmente administra o negócio junto com Rodrigo. Com o apoio de um investidor anjo, que conheceu o e-commerce deles pela Liga, a empresa passou a ter sede própria e emprega dez funcionários.

“A gente conseguiu mais de 60 clientes nesse primeiro ano. A gente também conseguiu atrair pessoas muito legais para perto da marca. Então, isso deixa a gente muito feliz”, destacou Guilherme.

Pela plataforma, o cliente personaliza o móvel – dá para escolher o tamanho, a cor e o formato.

“Ninguém melhor do que você para saber o que combina com a sua casa. Então, a gente permite que você crie, de forma totalmente intuitiva por meio da nossa plataforma de customização 3D, um móvel de acordo com o seu jeito”

É o próprio cliente que, também, faz a montagem a montagem do móvel. Basta seguir o manual que acompanha o produto.

“Pra mim, é muito gratificante poder ver que pessoas construíram grandes negócios dedicam o seu tempo, a sua energia e, até mesmo, o seu dinheiro, para ajudar empreendedores que estão começando. Isso me deixa muito feliz e eu acredito que esse seja o melhor caminho para gente desenvolver, cada vez mais rápido, o Brasil”, disse Guilherme

Vortex – Rede de Ligas de Emprendedorismo
Site: www.vortexuniversitario.com.br
Instagram: https://instagram.com/vortexuniversitario

Liga de Empreendedorismo da FG
Site: https://www.lefgv.com/
Instagram: https://instagram.com/lefgv

Movêu Móveis
Alameda Santos 1293, conjunto 52-Jardim Paulista São Paulo/SP – CEP: 01419-002
Telefone: (11) 91031-7946
Site: moveismoveu.com
E-mail: contato@moveismoveu.com
Instagram: https://www.instagram.com/moveis_moveu/

Fonte: G1.Globo

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
Quer falar comigo?
1
Olá Empreendedor.
Fico feliz com seu contato.
Falo com vc em alguns minutos, ok.
Enquanto isso continue sua visita ao nosso site.
Vc é muito bem vindo.