Guia de Freelancer para Iniciantes

Freelancer

E se você pudesse se tornar um freelancer online? 

Se você está pensando em se tornar um nômade digital e está interessado em aprender mais sobre freelancer online, vai adorar este artigo. Encontrar trabalhos freelancers para iniciantes não é o mais fácil, mas todos precisamos começar em algum lugar.

Neste artigo, você encontrará mais informações sobre o significado de freelancer e onde encontrar empregos on-line para iniciantes. vamos ver algumas diferenças entre trabalho remoto e freelancer e, mais importante, daremos uma olhada nas dicas para conseguir seu primeiro artigo como freelancer.

 

 

O que é um freelancer?

Um freelancer refere-se a uma pessoa que vende serviços em vez de trabalhar regularmente com um empregador. O freelancer pode cobrar taxas por projeto, por mês, por dia ou por hora. Esse sistema permite que ele tenha mais de um cliente e ele também pode diversificar suas fontes de renda / trabalho.

Quais são as principais diferenças entre trabalho remoto e freelancer?

Trabalho remoto e freelancer podem ser feitos remotamente.

 

Uma posição remota significa que você provavelmente trabalhará para um empregador com um certo número de tarefas ou horas a realizar. Isso também significa que você terá um salário regular sem ter que se preocupar muito.

Um freelancer pode trabalhar para vários clientes, mas há mais liberdade quando se trata de horas e trabalho. Dependendo da situação, um freelancer pode trabalhar o quanto quiser ou precisar. Isso também significa que eles precisam encontrar seus próprios clientes para vender seus serviços e pode ser uma montanha-russa quando se trata de receita.

O que são trabalhos freelancers?

quadro de empregos

Aqui está uma lista dos trabalhos mais comuns quando se trata de freelancer:

Se você está apenas começando como freelancer, deve saber que alguns trabalhos são mais fáceis de obter sem experiência Os trabalhos de freelancer para iniciantes podem ser assistência virtual, redação freelancer ou gerenciamento de mídia social.

Onde encontrar trabalhos freelance online?

Encontrar trabalhos freelancers pode ser feito de algumas maneiras diferentes. Você pode consultar sites que listam trabalhos freelancers, participar de grupos do Facebook ou criar uma rede de pessoas que confiam em seus serviços. Seus clientes anteriores também podem falar sobre seus serviços para os amigos deles e você pode até oferecer um incentivo de referência.

Nesta seção, dividi o conteúdo em 4 seções para ajudar você a entender como se tornar um freelancer e, mais importante, como encontrar um emprego on-line como freelancer.

Sites de trabalho freelancer

sites freelancing

 

Alguns sites de trabalho remoto também oferecem posições de freelancer (contrato), para que você também possa dar uma olhada neles e ter sorte! Caso contrário, aqui estão os melhores sites a serem considerados para freelancers.

ProBlogger Jobs

Quando se trata de escrever artigos, o ProBlogger oferece várias opções . Seja para uma posição de redação de conteúdo de blog ou para redação, existem muitas opções lá.

Upwork

Upwork é uma plataforma que conecta empresas e freelancers. Basicamente, o empregador publica um pedido e os freelancers podem enviar suas cotações, incluindo salário, horas. Há muita concorrência no Upwork, mas é um ótimo lugar para começar, se você não tem muita experiência.

Porém, você deve observar duas coisas principais sobre o Upwork:

  • A concorrência é alta – você competirá com pessoas de todo o mundo, o que significa que seus concorrentes podem cobrar menos do que você. Você terá que encontrar uma maneira de se destacar da concorrência.
  • Upwork leva uma porcentagem do seu salário. Mesmo que a plataforma seja “gratuita”, você está pagando uma taxa ao usar essa plataforma.

Outsourcely

Outsourcely é uma plataforma que conecta startups e freelancers. Algumas posições são de período integral; portanto, se você tiver apenas um determinado número de horas livres, solicite as posições corretas. Você pode encontrar qualquer coisa, desde shows de tecnologia a design e escrita.

Fiverr

Fiverr é um mercado onde freelancers anunciam seus serviços. Você basicamente cria um cartão (uma oferta de seus serviços), incluindo preços e pacotes diferentes. As pessoas consultam o seu cartão e podem fazer um pedido. Depois de entregar o trabalho, eles deixarão uma revisão e, obviamente, pagarão.

O Fiverr é conhecido pelo “artugo de  $ 5”, mas é mais do que isso. Você fixa seus próprios preços, para dar uma olhada na concorrência e ver o que é um preço justo de acordo com seus padrões e seu nível de experiência. Você pode cobrar mais de  $ 5, não se preocupe.

No início, pode ser difícil se destacar no Fiverr. Sugiro que você dê uma olhada na competição, crie belas fotos de capa para seus cartões e seja ativo para aumentar sua chance de conseguir seu primeiro pedido.

Grupos do Facebook

Sim – você leu certo – os Grupos do Facebook são uma ótima maneira de encontrar trabalho online. Alguns grupos listam trabalhos ou oportunidades de colaboração.

Dependendo de suas habilidades, convém ingressar em um grupo do Facebook que mais lhe convier. Por exemplo, se você é um assistente virtual, deve ingressar em grupos que anunciam trabalhos para VAs ou grupos criados para VAs.

Para encontrar esses grupos, você pode seguir estas etapas:

  1. Na barra de pesquisa, escreva “assistente virtual” (ou o trabalho que você está tentando obter).
  2. Clique na opção “Grupos” para ver apenas os grupos relacionados à consulta.
  3. Junte-se a todos os grupos relevantes e responda às perguntas, se necessário. (Alguns grupos fazem perguntas para aceitar seus membros.)
  4. Procure variações – Neste exemplo, você pode tentar o próximo VA.

Ser ativo nos grupos escolhidos permitirá que você seja notado. Por exemplo, se você demorar 10 minutos por dia para comentar e participar da conversa, outros membros perceberão que você é um membro ativo. Quando um desses membros postar um emprego, eles poderão reconhecer seu nome e escolher você em detrimento de outro membro.

Dica : Se você encontrar uma oferta de emprego, inscreva-se o mais rápido possível. Certifique-se de criar alguma forma de relacionamento – você quer que eles gostem de você, porque quando alguém como você – é mais provável que você o contrate, que compre seus serviços.

Trabalho em rede

 

Quer você construa sua rede em um evento ou online – é super importante! Como mencionei na seção do Facebook, a rede faz você se destacar quando se trata de contratação. Embora, a rede seja muito mais que isso!

Vou dar dois exemplos:

  • Você entra em um espaço de coworking. Se você participar de eventos sociais, como jantares, almoço de novos membros, etc., provavelmente encontrará outros membros. No dia em que precisarão contratar um redator ou designer gráfico, eles poderão estar pensando em você. Por que contratar um completo estranho quando eles poderiam contratar alguém que eles conhecem, alguém que eles gostam.
  • Você concluiu um trabalho e seu cliente está satisfeito com seu trabalho. Em algum momento, você pode dizer a eles que está procurando mais clientes. Eles podem recomendar você à sua própria rede. O boca a boca é uma excelente maneira de obter novos clientes.

Construindo sua reputação

Quando você está apenas começando, ainda não tem reputação. É por isso que a opção de rede é importante. Pode ser necessário um esforço extra para encontrar clientes para que você possa construir seu portfólio.

Aqui estão minhas recomendações quando se trata de construir sua reputação online:

  • Faça um site para anunciar seus serviços . Você ainda pode não conseguir tráfego, mas pode usá-lo para mostrar seus trabalhos e depoimentos anteriores. Ter um portfólio é uma ótima maneira de obter novos clientes. É muito raro alguém dar uma chance se você não tem nada para mostrar.
  • Adicione este site à sua assinatura de email. Sempre que você envia um email, está anunciando seu site. Esteja você enviando um e-mail para seu tio ou para um cliente em potencial, estará se colocando lá.
  • Adicione este site ao seu perfil do Facebook (você pode adicioná-lo como seu trabalho) e crie uma página no Facebook enquanto estiver nele. Dessa forma, quando você está ativo em um grupo, as pessoas podem ver seu perfil e clicar em seu site ou página. Você também pode solicitar que seus clientes deixem um comentário na sua página do Facebook. Ou até mesmo deixe um depoimento em seu site.
  • Entre no Linkedin . Dependendo de suas habilidades, pode ser bastante útil. Se você deseja encontrar um emprego ou simplesmente construir sua rede, o Linkedin pode ser um ótimo lugar para começar.
  • Se você não tem nenhuma experiência, pode enviar uma proposta para o seu cliente ideal, solicitando um estágio ou uma oferta para trabalhar de graça. Por quê? Isso poderia simplesmente ajudá-lo a criar seu portfólio, para que você tenha algo a mostrar para encontrar um cliente real.

Como um iniciante pode começar a trabalhar como freelancer?

Para começar a trabalhar como freelancer, você precisará decidir no que deseja se concentrar.

Você já tem uma habilidade que pode vender? Ou você precisa aprender uma habilidade? Atualmente, você pode aprender muito com tutoriais online, Youtube ou cursos online.

Se você já possui habilidades para vender, pode ver as opções mencionadas acima.

Se você é um novato completo, pode dar uma olhada nos trabalhos nômades digitais aqui e decidir qual habilidade deseja aprender.

Como conseguir seu primeiro emprego como freelancer?

Alguns de nós têm a sorte de encontrar o primeiro emprego sem nenhuma experiência. Sejamos honestos, é super raro! Se você não tiver nenhuma experiência, talvez seja necessário oferecer trabalho gratuito primeiro apenas para obter amostras para mostrar aos seus clientes em potencial. Eu vejo isso como um investimento em tempo – o que lhe trará dinheiro mais tarde.

Afinal, se você estivesse no lugar do seu cliente contrataria alguém sem nenhuma experiência anterior?

Ao contratar um escritor, o contratante deseja ver exemplos de gravação.

Ao contratar um designer gráfico, o locatário quer ver os designs.

Ao contratar um profissional de marketing digital, o contratante deseja ver exemplos de postagens de mídia social, algumas provas de resultados, estatísticas etc.

Você não precisa trabalhar 40 horas de graça – mas apenas o suficiente para ter algo para colocar em seu portfólio.

 

 

Então, o que eu vou aprender com tudo isso?

  • Você tem que começar de algum lugar. Passe muito tempo nos meus primeiros trabalhos, porque você  precisa se sustentar certo? faça o que tenha que fazer. Isso lhe dará referências a longo prazo e  experiências.
  • Quando adquirir mais experiências, isso também vai lhe ajudou com sua própria marca. Eventualmente, conseguir cobrar mais. Até chegar ao ponto de dizer não. E isso é realmente bom. Isso significava que você esta em posição de escolher os trabalhos que quiser fazer.
  • É bastante desafiador fazer malabarismos entre marcas pessoais e freelancers. Embora, eu vou me repetir aqui – você precisa se sustentar. Às vezes, o freelancer é apenas uma maneira temporária de se sustentar até você iniciar o negócio. Obviamente, se sua situação financeira for ótima, você poderá se concentrar em sua própria marca ou negócio. Mas se não for esse o caso, é uma boa almofada para começar.

 

 

Até o próximo artigo

Curte e comenta
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *