Quando contratar um freelancer ao invés de escolher um novo colaborador para sua empresa?

Freelancer

A tendência de integração de freelancers à estrutura empresarial se torna cada vez mais comum para auxiliar os funcionários fixos em diversas tarefas.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, empresas que apontam um crescimento global e que também fazem parte das empresas Fortune 500, revelaram que após a contratação de freelancers profissionais, suas empresas registraram um crescimento médio de até 26%.

Na América Latina, atualmente estamos vivendo um impressionante crescimento anual do trabalho freelancer, chegando até 180% ao ano. No Brasil, o trabalho remoto mostra uma ascensão contínua desde 2015, se tornando o terceiro país do mundo com maior número de profissionais autônomos.

Isso significa que milhares de empresas estão conseguindo comprovar a excelente sinergia do trabalho remoto, capaz de integrar profissionais independentes em suas equipes de trabalho de maneira muito mais prática.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

As áreas com maior número de contratações são as de Design e Multimídia, Tradução e Conteúdos, TI e Programação e Marketing Digital. Mas, é claro que existem freelancers que podem te ajudar virtualmente em todas as áreas do negócio.

Hoje, queremos dedicar esse artigo para falar justamente sobre isso. Explicar o porquê, como e quando você pode começar a aproveitar o talento independente, para crescer e impulsionar a produtividade de todos os colaboradores de sua empresa.

Vamos lá?

Por que integrar freelancers à sua estrutura organizacional?

Se você deseja saber quais são as principais vantagens de contratar um freelancer para auxiliar sua empresa com um projeto ou uma atividade específica, ao invés de contratar um funcionário fixo, descubra quais são abaixo:

  • Economia: Segundo uma análise realizada pela Forbes, 57% das empresas que recorrem a um talento independente economizam até 20% em custos de contratação.
  • Tempo: Em qualquer organização, o processo de contratação de um novo funcionário fixo costuma ser lento e bastante burocrático. E aqui encontramos uma grande vantagem, pois contratar um freelancer é muito mais rápido. Por exemplo, se você publicar seu projeto na Workana, seguramente receberá várias propostas em questão de horas ou minutos, além de poder escolher o melhor profissional para iniciar o trabalho de forma imediata.

Outro dado importante da análise realizada pela Forbes é que 36% das empresas que contratam freelancers, o fazem justamente pelas vantagens de tempo que isso representa para elas.

Plataformas como a Workana oferecem uma grande versatilidade de serviços, permitindo que você contrate freelancers especializados de forma rápida e intuitiva, para realizar uma grande variedade de projetos e tarefas. Desta forma, suas contratações podem ir mudando dia a dia para se adaptar às necessidades pontuais da sua empresa em cada momento.

Como integrar freelancers a sua estrutura? Qual a importância de compreender a sua visão empresarial?

Sabemos que encontrar o freelancer ideal não é uma tarefa fácil. Mas para te ajudar neste processo, a Workana disponibiliza vários guias sobre o que você deve considerar na hora de criar um novo projeto para escolher o seu grande aliado remoto. Também te proporcionamos várias dicas para armar a sua própria equipe de profissionais autônomos e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Além dos aspectos mais técnicos e operacionais, existem alguns elementos críticos para integrar freelancers em sua estrutura organizacional. Vejamos:

Fazer com que entendam a sua visão. Falando de forma mais clara e mostrando o porquê sua empresa existe

Uma filosofia empresarial sólida costuma ter objetivos claros a médio e longo prazo. Eles são capazes de motivar seu time a trabalhar por uma meta que transcende o simples desejo de obter seus salários no final do mês. Ou seja, os impulsiona genuinamente a dar o melhor de si porque se identificam com a missão e os valores da empresa.

Alinhar a visão empresarial com todos os funcionários fixos poder ser um grande esforço para a maioria das empresas. E fazer com que os freelancers entendam todo esse processo pode parecer um esforço maior ainda. Inclusive, algumas pesquisas de Recursos Humanos, como a Remica, chegaram a algumas conclusões como:

  • Até 80% dos colaboradores de uma empresa “não se consideram suficientemente motivados e nem adequadamente alinhados com os objetivos da empresa”;
  • O resultado é que 37% da produtividade seja perdida;
  • Um alinhamento adequado gera incrementos de produtividade de pelo menos 3% em uma equipe.

Portanto, fica claro que é fundamental encontrar a maneira correta de integrar profissionais freelancers à sua empresa e compartilhar a sua visão sempre que possível.

Como alinhar a visão e os objetivos da sua empresa com freelancers?

1.- Uma missão poderosa

As metas de sua empresa precisam ser claras e, acima de tudo, persuasivas. Devem ser capazes de provocar interesse genuíno, além dos objetivos econômicos em cada colaborador que seja recrutado. E isso deve acontecer independentemente da forma de contrato.

Aqui, você pode conhecer 13 exemplos de missões de empresa que se caracterizam por seu poder motivador para servir de inspiração para o seu negócio.

2.- Valores pessoais congruentes com os valores empresariais

Procure freelancers que compartilhem, em suas vidas pessoais, os valores que caracterizam a sua empresa. Este passo inicial deve começar a partir da publicação de um bom projeto na Workana.

É neste momento que você irá especificar não apenas as habilidades do profissional, mas também que tipo de atitude se requer e com quais tipos de perfil haverá maior sinergia com a visão da empresa. A contratação poderá acontecer de maneira muito mais simples e eficaz se você conseguir analisar além da proposta o do preço previsto para o trabalho. 

3.- Visão Global

Cada colaborador precisa entender claramente como o trabalho que realiza impacta no resto da equipe e colabora para alcançar as metas da empresa.

Muitas vezes, os funcionários ficam desmotivados porque não encontram um motivo principal para o desenvolvimento de suas funções e obrigações. Segundo Alistair Cox, CEO da Hays, se os funcionários não se sentem parte de algo maior, não podem colocar 100% de seus esforços em uma tarefa.

Transmitir a visão da empresa está relacionado a estimular a sua opinião sobre a imagem corporativa, sobre o compromisso, fomentar um sentimento de conexão e um objetivo comum.

Quando integrar freelancers à sua empresa?

Crescer com freelancers é algo que você pode fazer praticamente em qualquer momento, porque sua empresa sempre vai ter oportunidades para melhorar de uma forma ou de outra. Porém, existem alguns momentos específicos que se tornam ainda mais especiais e propícios para tomar a decisão de buscar profissionais especializados neste tipo de mercado. Vejamos alguns deles a seguir: 

Quando for necessário cobrir trabalhos sazonais

Segundo a Forbes, até 42% das empresas recorrem a trabalhadores temporários para suprir uma demanda específica em determinados momentos. Ou ainda quando o volume de trabalho se torna muito grande em épocas específicas.

Em casos como esses, contratar profissionais autônomos se torna extremamente inteligente para as empresas. Afinal, a contratação de pessoas fixas para esse tipo de serviço poderia se tornar muito caro, lento e burocrático, principalmente a curto prazo.

Por exemplo, a Amazon contratou 120.000 funcionários temporários durante a temporada de Natalpor conta do significativo aumento de demanda durante as festas de fim de ano.

Sabemos que nem todo mundo precisa de 120.000 colaboradores adicionais. Talvez, você só necessite de um profissional de Marketing para te apoiar com o Marketing de Conteúdo. Ou de um designer gráfico para preparar seus banners para uma grande promoção especial, como a Black Friday. Esta é uma forma inteligente de colocar adiante uma campanha sem comprometer a sua equipe fixa.

Quando a carga horária de horário já é alta

Existem muitas empresas ou Startups que já possuem funcionários fixos. Mas quando o trabalho começa a sobrecarregar a equipe, recorrem a freelancers de confiança ao invés de contratar novos colaboradores.

Por exemplo, se você tem cinco programadores e surgiu um projeto adicional nesse mês, provavelmente, convenha contratar um programador freelancer que apoie a equipe, ao invés de precisar passar por todo o trâmite de contratação de um novo funcionário. E a probabilidade que este profissional volte a trabalhar com você são muito maiores. Afinal, ele já conhece como funciona o seu negócio e quais são as principais demandas.

Além disso, você pode recorrer a um assistente virtual que organize a sua agenda, seus e-mails ou seus pagamentos quando for necessário. Desta forma, além de ganhar tempo, você poderá colocar mais atenção em projetos importantes e que demandem mais foco.

Quando você quer provar algo novo

Talvez, em algum momento você tenha a necessidade de implementar uma estratégia de marketing digital, ou precise começar a oferecer um novo serviço online. Se você tem dúvidas se isso vai funcionar ou não, e não dispõe de um capital para realizar grandes investimentos e mapear se este é o caminho correto a ser percorrido, um freelancer experiente pode te ajudar neste processo. 

Por exemplo… Ao invés de contratar uma agência de marketing digital, primeiro, você pode entrar em contato com um freelancer experiente, solicitando que te explique detalhadamente como funcionaria essa nova estratégia. Neste ponto, o mais importante é ter a certeza de estar se relacionando com freelancers qualificados e capacitados para atender sua demanda de trabalho.

Por isso, a Workana sempre trabalha ao máximo para que você comece a aproveitar todos os benefícios e passe a integrar freelancers em seu esquema de trabalho tradicional. Lembre-se que, independente do tipo ou segmento do seu negócio, este modelo de contratação sempre resulta a maneira mais simples e eficaz de incorporar os melhores talentos aos seus projetos fixos ou demandas pontuais.

Fonte: workana/Assul Miguel

Curte e comenta
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *