Receita Federal alerta sobre novo golpe do Imposto de Renda

- Novo golpe envolve a restituição do Imposto de Renda;
- Contribuintes estão recebendo e-mails com links maliciosos;
- Mensagem engana por conter termos técnicos e identidade visual da Receita.
É preciso ficar cada vez mais atento na hora de colocar suas informações na internet. A Receita Federal alertou nesta quarta-feira (4) que golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de Imposto de Renda para lesar os cidadãos, em mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal.
A instituição ressalta os cuidados com correspondências enviadas por e-mail. Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br.
- Imposto de Renda 2022: confira os erros mais comuns ao declarar
- Saiba como não cair na malha fina do Imposto de Renda
- Imposto de Renda: saiba como declarar o seguro-desemprego recebido
- Imposto de Renda: Auxílio Emergencial tem novas regras para declaração
- Imposto de Renda: veja como declarar empréstimos
- Imposto de Renda: tenho de declarar cashback?
- Imposto de Renda: saiba como o MEI deve fazer a declaração
- Imposto de Renda: veja como declarar saque do FGTS
Na mensagem fraudulenta, em que foi usada uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante.
Caso o cidadão receba esse tipo de mensagem, a Receita orienta que o cidadão não deve acessar o site indicado no e-mail e excluir a mensagem imediatamente. Caso tenha dúvidas, o cidadão deve acessar o site e verificar a situação de seu Imposto de Renda no E-CAC> Meu Imposto de Renda, mediante uso da senha gov, código de acesso ou certificado digital.
Como funciona a restituição
A Receita Federal pagou no último dia 29 o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de abril de 2022. Segundo o Fisco, esse lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário é para 210.153 contribuintes, no valor total de R$ 180.556.530,18. Desse total, R$ 72.376.567,04 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: são 3.188 idosos acima de 80 anos, 25.119 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 2.295 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 170.448 contribuintes não prioritários.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.
A Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.