Trabalhando em casa? 14 ferramentas de economia da sanidade

Freelancer
Powered by Rock Convert

 

Trabalhar em casa é o sonho de muitos.

Para outros, ter que trabalhar em casa é um pesadelo – uma mudança de padrão provocada por uma mudança de carreira, tragédia pessoal ou a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Porém, sonho ou pesadelo, uma mudança em tempo integral ou temporário, os empregos que trabalham em casa apresentam desafios únicos.

E pra te ajudar a enfrentar esses desafios, vou te mostrar o que você precisa saber. Sem enfeites, sem enchimento – apenas o necessário.

Vamos lá?

 

5 princípios básicos de home office (+ 4 a considerar)

Há uma sobreposição entre o que você “precisa para fazer seu trabalho” em um ambiente de escritório e o que você precisa fazer remotamente.

Por exemplo, você já sabe que precisa de uma cadeira. O mesmo vale para uma cafeteira, já que você não passa mais pela sua cafeteria favorita no caminho para o trabalho.

Mas não são itens que importam mais quando você trabalha em casa, e eles são coisas que podem fazer ou anular você como um trabalhador remoto.

Coisas como…

 

Powered by Rock Convert

 

  1. Um espaço de trabalho dedicado (de preferência um com uma porta)

Quando você está teletrabalhando pela primeira vez, é tentador pegar seu laptop, sentar-se no sofá e navegar no dia de trabalho.

Mas, a menos que você esteja morando sozinho (e, honestamente, mesmo assim), isso é um erro.

É difícil se concentrar no trabalho quando você está abrindo uma loja na mesma sala que seus familiares estão usando para dançar a trilha sonora de “Frozen”.

Mas para alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, você precisa separar seus dois mundos. E para fazer isso, você tem que ser capaz de escapar.

 

O que eu recomendo?

Escolha uma sala com uma porta. Um cômodo que você não está usando para mais nada é o ideal, mas requisitar um quarto durante o dia também funcionará.

Se um espaço fechado para seu escritório em casa não for uma opção, escolha uma área que ofereça pelo menos um pouco de privacidade. Pode ser a mesa da sala de jantar, o balcão da cozinha ou o pequeno recanto embaixo da escada que seus filhos ainda não descobriram.

 


 

Qual é o custo?

A menos que seu parceiro ou colega de quarto “faça você pagar” de alguma forma, reivindicar uma área como seu escritório em casa é grátis.

 

  1. Fones de ouvido (especialmente se não houver porta)

Se você costumava trabalhar em um cubículo ou dividir o escritório com alguém que faz barulho, já sabe que um bom par de fones de ouvido vale seu peso em ouro.

Trabalhar remotamente pode significar que você não tem mais colegas de trabalho por perto para distraí-lo, mas não significa que você está livre de distrações.

Um bom fone de ouvido ajudará a evitar ruídos externos; além disso, se você tem um trabalho em que participa de muitas chamadas de videoconferência, elas são um item obrigatório de qualquer maneira.

 

  1. Um Mac ou PC com Windows 

Provavelmente, você já tem um laptop. Talvez você mesmo o tenha comprado ou talvez seja um emitido a você por seu empregador.

Trabalhar em casa significava usar o Zoom para videoconferência, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de tarefas. Usar alguns aplicativos e ferramentas como Slack, Pixelbook, é preciso estar mais do que pronto para o desafio. 

A menos que você tenha controle total sobre as ferramentas que sua equipe ou clientes usam para trabalhar juntos, ter um laptop ou internet fracos como seu principal instrumento de trabalho é um risco.

 

Powered by Rock Convert

 

  1. Wi-Fi forte

Quando você trabalha em um escritório normal, a conexão com a Internet raramente é uma preocupação.

Pequena ou grande empresa, seu empregador tem um plano que provavelmente custa uma pequena fortuna. Você vai trabalhar, faz várias atividades online por 8 horas e vai para casa. Tudo simplesmente funciona.

Mas quando você trabalha em casa, não está usando o wi-fi do seu empregador. Você está usando o seu.

Mesmo se seu empregador reembolsar você, ainda é o seu serviço wi-fi – e provavelmente não custa uma pequena fortuna. Se você for como a maioria, está usando o plano mais barato que seu ISP (Provedor de Serviços de Internet) oferece que permite fazer streaming de youtube ou Netflix sem buffer.

Tudo bem se você estiver literalmente assistindo “Sherlock” pela sétima vez (eu assisti). Mas quando seu trabalho depende de você ter acesso rápido e confiável à Internet, você pode precisar de mais.

 

Powered by Rock Convert

 

  1. Um segundo monitor

Se você está acostumado a ter uma configuração de monitor duplo no trabalho, mudar para um único monitor é um dos ajustes mais difíceis quando você está trabalhando em casa.

Agora, se trabalhar remotamente é seu novo normal, você pode decidir comprar um monitor (ou dois) para seu escritório em casa. 

 

Equipamentos para home office: 4 mais a serem considerados

Os cinco itens anteriores eram bastante universais. Se você está trabalhando em casa, há uma excelente chance de que sejam relevantes para você e sua situação.

Os próximos quatro são um pouco mais específicos, então vamos examiná-los rapidamente:

 

Powered by Rock Convert

 

  1. Uma mesa permanente

Em um ambiente de escritório, há reuniões para ir a pé, relatórios do TPS para destruir e bebedouros para fofocar.

Você não tem isso quando está trabalhando em casa, e é por isso que muitos funcionários remotos ficam sentados por muitas horas durante o dia.

 

  1. Teclado ergonômico
  2. Mouse ergonômico (vertical)
  3. Óculos de bloqueio de luz azul.

Muitos funcionários remotos passam mais tempo – e não menos – na frente de seus computadores.

As reuniões agora são virtuais …

Você não está mais em um espaço de coworking onde é agarrado por colegas para conversas de “dois segundos” quando está a caminho do banheiro …

Como resultado, a maior parte do seu dia de trabalho, senão todo, agora é gasto olhando para a tela do computador, digitando no teclado e arrastando o mouse.

O resultado?

Olhos tensos e pulsos doloridos.

Até começar a trabalhar em casa, nunca experimentei essas doenças. Mas, felizmente, depois de fazer algumas pesquisas, consegui encontrar ferramentas para me ajudar a combatê-los.

 

Powered by Rock Convert

 

5 aplicativos e software para trabalhar remotamente

Existem muitos  aplicativos para trabalhadores remotos. É por isso que a maioria dos guias de “como trabalhar em casa” inundam você com dezenas e dezenas de ferramentas que têm o mesmo som e, mais ou menos, fazem as mesmas coisas.

Pode ser opressor. E confuso.

Então, vamos manter as coisas simples …

Os aplicativos e softwares de que você precisa para trabalhar em casa podem ser agrupados em apenas cinco categorias. Começaremos com aquele com o qual você provavelmente está mais familiarizado:

 

  1. Software de chat de vídeo

Além de eliminar o deslocamento diário, a coisa que a maioria das pessoas gostam em trabalhos remotos é “chega de reuniões”.

Sim, sobre isso.

Embora sentar-se fisicamente ao lado de colegas de trabalho possa ser uma coisa do passado quando você está trabalhando remotamente, a videoconferência é comum para muitos trabalhos domésticos.

Além disso, vamos enfrentá-lo:

Você precisa de interação social quando está trabalhando em casa. Você precisa de um tempo cara a cara. Caso contrário, eventualmente, você ficará louco.

O aplicativo de bate-papo por vídeo que você usa – Zoom, Skype for Business da Microsoft, Google Meet – será decidido pelo seu empregador ou gerente de projeto.

Saber como usar seu aplicativo de vídeo chamada específico pode salvar sua sanidade (e evitar possíveis constrangimentos).

 

  1. Software de compartilhamento de arquivos

Compartilhar arquivos com colegas costumava ser fácil. Basta salvar tudo na LAN (rede local) da sua empresa e pronto.

Mas, a menos que seu empregador tenha um servidor VPN, compartilhar arquivos enquanto você trabalha em casa é um pouco mais complicado.

Felizmente, todos nós temos acesso a serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive, Dropbox e OneDrive. 

  

  1. Software de gerenciamento de tarefas e projetos

Você já deve estar familiarizado com quadros Kanban, cronogramas mestre integrados e outros. Sua equipe pode já estar usando.

Mas agora que você está trabalhando remotamente, provavelmente dependerá cada vez mais deles.

Aplicativos de gerenciamento de projetos como Asana, monday.com e Trello ajudam as equipes virtuais a se manterem no caminho certo. Se você deseja reduzir ao mínimo o número de produtos diferentes que usa, um pacote de colaboração de última geração como o Xtensio é uma boa escolha.

 

  1. Aplicativo de bate-papo para interação da equipe

Você pode estar em lados opostos de sua cidade, estado ou país (ou até mesmo do mundo), mas sua equipe virtual ainda precisa se divertir e interagir.

(E não, enviar e-mail para todo o escritório não é uma opção. Não seja essa pessoa.)

Aplicativos de bate-papo como Slack, Microsoft Teams e Google Chat permitem que você e seus colegas construam camaradagem e permaneçam envolvidos mesmo que estejam a quilômetros de distância. Mas também não podemos esquecer o nosso velho whatsapp e o mais novo queridinho telegram.

 

  1. Aplicativo de gerenciamento de tempo (para ajudá-lo a manter tudo sob controle)

Sim, este é um pouco trapaceiro.

Você não precisa trabalhar com esperança para se beneficiar de uma boa ferramenta de gerenciamento de tempo.

Mas, acredite em mim, quando você está trabalhando remotamente, ter um é vital.

O trabalho remoto pode ser enganoso. Você acha que vai ter todo esse tempo extra agora que não precisa mais se deslocar, arrumar o cabelo, colocar calças, o que for. Em seguida, chega às cinco horas e você de repente está se perguntando por que não realizou mais.

Por mais que tente manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional será difícil quando você trabalha em casa. Lavar roupa, fazer comida, tarefas pessoais e brincar com as crianças farão parte do seu dia de trabalho.

Para aumentar a sua eficiência e evitar que todas as chances de produtividade caiam, um aplicativo como Trello  ou Toggl  pode fazer maravilhas para suas várias listas de tarefas.

Aplicativos de telecomunicação tudo-em-um que fazem tudo

Uma nota rápida:

Algumas das ferramentas que discutimos são multitarefas.

O Slack, por exemplo, oferece mais do que software de chat. Também pode fazer videoconferências . O G Suite do Google oferece videochamadas, bate-papo e compartilhamento de arquivos. O Microsoft Teams oferece videoconferência, compartilhamento de arquivos e bate-papo.

E há o Workplace by Facebook , uma ferramenta que não mencionamos. Uma nova opção no espaço, o Workplace oferece videochamadas, chat, armazenamento de arquivos e uma série de outros recursos.

Resumindo, se você quiser usar um aplicativo para a maioria de suas necessidades de teletrabalho, você tem opções.

 

Até o próximo artigo

Curte e comenta
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *